Serviços terapêuticos

1. Programas Terapêuticos*

Programa de Estimulação Magnética Transcraniana

Descrição / Objetivos: Técnica de estimulação cerebral não cirúrgica e indolor, através de indução eletromagnética dirigida, com o objetivo de estimular ou inibir zonas específicas do cérebro que estão correlacionadas com a problemática a ser tratada, e desta forma proporcionar uma melhoria sintomática.

População Alvo: Adultos com patologia depressiva grave, resistente aos métodos terapêuticos convencionais (terapêutica medicamentosa e psicoterapia), ou cujo tratamento com antidepressivos provoca efeitos secundários intoleráveis. Pode igualmente ser eficaz na dor neuropática e como coadjuvante no tratamento de determinadas patologias degenerativas cerebrais (Acidentes Vasculares Cerebrais e Síndromes Demenciais).

Intervenção:

• Consulta de avaliação inicial para aferir indicação para tratamento
  • Elaboração de programa de tratamentos
  • Sessões de estimulação magnética transcraniana
  • Acompanhamento pós tratamento e prevenção de recaída

Duração: Este tratamento poderá ser realizado em contexto de internamento, consistindo em sessões diárias com duração de 5 a 40 minutos, podendo prolongar-se entre uma 1 e 4 semanas dependendo da patologia e protocolo a ser aplicado.

Programa de Intervenção Precoce na Esquizofrenia

Descrição / Objetivos: Internamento orientado para uma intervenção integrada e multi-disciplinar na fase aguda da esquizofrenia. Salienta-se a importância de um ambiente familiar e seguro, acompanhamento psicoterapêutico e personalizado e o envolvimento da família no projeto terapêutico. Após o internamento o paciente será seguido em consulta externa por um período de 2 anos.

População Alvo: Adultos e jovens adultos entre 18 e 35 anos que apresentem sintomatologia de primeiro surto psicótico e revelem indicações para internamento psiquiátrico.

• Avaliação Psiquiátrica, Psicológica e entrevista à família
  • Estruturação de um plano individual terapêutico
    que poderá incluir:
    – Acompanhamento Psiquiátrico- Psicoterapia Individual
    – Terapia de Grupo- Intervenção Familiar
  • Preparação para alta
  • Acompanhamento pós internamento e prevenção de recaída

Duração: Internamento de 2 a 3 meses com um acompanhamento nos 2 primeiros anos pós-alta.

Preço: desde 2165 euros por mês (inclui internamento em quarto duplo, uma consulta semanal de psiquiatria e acompanhamento psicológico 2 vezes por semana).**

Programa de Alívio de Cuidadores e Estabilização de Sintomas na Demência

Descrição / Objetivos: Internamento para alívio de cuidadores e estabilização sintomatológica através do desenvolvimento de um programa terapêutico individual focado no ajuste da terapêutica psiquiátrica e orientado para a estimulação cognitiva.

População Alvo: Idosos que sofram de Síndromes Demenciais em qualquer fase evolução da doença (Doença de Alzheimer e outras demências)

Intervenção:

• Avaliação Médica, Avaliação Neuropsicológica e Entrevista a Família/Cuidadores
  • Criação de um plano terapêutico que poderá incluir:
    – Estimulação Cognitiva
    – Terapia Ocupacional- Fisioterapia- Psicomotricidade- Reuniões psicoeducativas com os cuidadores
  • Preparação para alta

Duração: Internamento com a duração de 1 a 3 meses.

Preço: desde 2545 euros por mês (inclui internamento em quarto duplo, uma consulta semanal de psiquiatria, acompanhamento psicológico 3 vezes por semana, e sessões de fisioterapia 2 vezes por semana).**

+351 217 140 538

É com saudade que eu me retiro desta abençoada casa onde encontrei cura para as minhas doenças físicas e para as minhas dores morais.
Num ambiente de rara compreensão humana aqui encontrei a paz e a tranquilidade para o meu espírito que tanto necessitava.
Após dois meses passados nesta casa, onde por todos fui tratada com o maior carinho, bondade, e simpatia, nada mais me resta dizer senão um sincero – muito obrigado – repleto da mais profunda gratidão.

Testemunhos retirados do livro de honra

Programa de Internamento Psiquiátrico Geral

Descrição / Objetivos: Internamento de duração variável, orientado para a doença mental em fase aguda com procura de estabilização sintomatológica e equilíbrio no sentido de retomar reintegração no seu projeto de vida.

Intervenção: Plano de intervenção definido pelo médico psiquiatra que poderá incluir todas as valências disponíveis na Clínica da Luz.

População Alvo: Adultos e jovens adultos com doença mental (Perturbações Psicóticas, Perturbações do Humor, Perturbação do Comportamento).

Duração: Internamento com a duração variável.

Preço: desde 1885 euros por mês (inclui internamento em quarto duplo, uma consulta semanal de psiquiatria).**

Programa de Desintoxicação de Drogas / Álcool

Descrição / Objetivos: Internamento de curta duração orientado para a desintoxicação de substâncias psicoativas com possibilidade de subsequente integração em comunidade terapêutica.

População: Adultos toxicodependentes ou com dependência de álcool que procurem uma desabituação das substâncias.

Duração: Internamento até 7 dias

Preço: desde 1137 euros por semana (inclui internamento em quarto duplo, e acompanhamento psiquiátrico).**

2. Consulta Externa

Descrição / Objetivos: O serviço de consulta externa da Clínica da Luz e os seus profissionais disponibilizam uma diversidade de serviços de cariz médico e psicológico, estando desta forma preparados para dar resposta a diferentes solicitações.

A consulta externa é adequada tanto para um acompanhamento continuado pós-alta, como para situações que não exijam internamento psiquiátrico (ansiedade, depressão, dificuldades relacionais), com o objetivo de promover a autonomia, desenvolver competências, potenciar a compreensão individual e diminuir o sofrimento psíquico.

Consulta de psiquiatria – consulta médica destinada a avaliar e tratar manifestações sintomatológicas associadas a alterações do comportamento e psicológicas.

Psicoterapia individual – sessões de acompanhamento semanal que visam um alargamento da consciência da pessoa sobre a sua história e o seu sofrimento, no sentido de estruturar uma mudança.

Avaliação psicológica – avaliação de capacidades/incapacidades para processos de reforma ou atribuição de pensão; avaliação para esclarecimento de diagnóstico; ou para tribunal.

Avaliação neuro psicológica – avaliação das funções cognitivas, com o objetivo de detetar possíveis alterações neurológicas (expl: diagnóstico de demências).

Estimulação e reabilitação cognitiva – plano individual de exercícios que estimulem as várias funções cognitivas, de modo a manter, compensar ou recuperar as mesmas.

Intervenção familiar – intervenção com o objetivo de promover, em conjunto com a família, estratégias para lidar com as dificuldades psicológicas e relacionais (elevada conflitualidade, doença mental, etc.)

3. Residência Psiquiátrica*

Descrição / Objetivos: Internamento de longo-termo para jovem-adultos, adultos e idosos que sofram de doença psiquiátrica de evolução prolongada e com dificuldade em viver autonomamente. O ambiente familiar e seguro, a assistência de enfermagem 24 horas por dia, e o tratamento médico especializado resultam num cuidado e atenção adequada a estes pacientes.

O objetivo passa por criar as condições para que o paciente estabilize os seus sintomas, seja capaz de viver com a maior qualidade de vida possível, e aproveite os serviços e os diferentes espaços da Clínica da Luz.

População Alvo: Adultos com doença mental crónica (Síndromes Demenciais, Psicoses Crónicas, Perturbação do Humor).

Preço: desde 1885 euros por mês (inclui internamento em quarto duplo, uma consulta semanal de psiquiatria)**

+351 217 140 538

Quem aqui vem procurar melhoras para a saúde ou tranquilidade para o espírito, recebe logo, ao chegar, uma impressão de calma e ordem que dispõe bem.

Testemunhos retirados do livro de honra

Condições de internamento

*O valor do internamento inclui o alojamento, alimentação (4 refeições) e serviço de enfermagem permanente (24 horas).

O valor apresentado é para quarto duplo, sendo que mediante a indisponibilidade do mesmo poderá ser necessário passar para quarto individual e consequente ajuste no valor da diária.

Caso o internamento não seja enquadrado num dos programas terapêuticos da clínica a diária tem um valor desde 102 euros para um quarto duplo.

É necessário pagar uma caução no valor de 950 euros aquando do internamento ou apresentação de um “Termo de Responsabilidade” emitido por um organismo reconhecido.

O internamento na residência psiquiátrica está dependente da disponibilidade de vagas para o efeito. Poderá apresentar a sua proposta no sentido de ser incluído em lista de espera.

**Os preços das consultas de psiquiatria e psicologia poderão variar em função dos profissionais.

Os valores apresentados correspondem aos preços praticados pelos 3 psiquiatras e 2 psicólogos que integram o corpo clínico da Clínica da Luz.

Todos os valores apresentados poderão variar em função dos acordos existentes. Contacte-nos para uma informação detalhada.

[partilhe]